Crescimento de consumo energético no ano passado é o menor desde 2009
Mesmo com aumento acima da média nos setores residencial e comercial, consumo de energia no país cresceu menos do que o esperado, puxado pela baixa na produção industrial.

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou nesta sexta-feira, 30, os dados da pesquisa intitulada Resenha Mensal de Energia. O aumento do consumo de eletricidade de 2014 em relação ao ano anterior foi de 2,2%. Os dados foram coletados no Sistema Interligado Nacional (SIN).

O percentual simboliza o menor crescimento no indicador desde 2009, quando houve queda de 1,1% em relação a 2008. O principal responsável desse fraco desempenho no setor em 2014 foi a Indústria, que baixou o consumo em 3,6% ante 2013. Os números ficaram abaixo das previsões iniciais.

Para a EPE, a desaceleração aconteceu a partir do segundo trimestre do ano passado, quando a produção na indústria passou a apresentar sintomas de retração, o que se estendeu aos outros setores, refletindo no consumo de energia como um todo. A elevação do consumo elétrico brasileiro só não foi menor porque, compensando a fraca atividade industrial, a demanda residencial e comercial cresceram 5,7% e 7,3% respectivamente.

O crescimento no setor comercial pode ser ligado a fatores como modernização e crescimento no movimento aeroportuário e a expansão dos shoppings pelo país.

Com informações da Agência Brasil.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor