Os juros básicos da economia caíram de 12,50% para 12% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pela diretoria e presidente da autoridade monetária, adotou uma postura agressiva ao baixar a taxa em meio às turbulências nos mercados internacionais, fruto da nova etapa da crise financeira, e à pressões políticas.

A decisão do BC de baixar os juros surpreendeu o mercado financeiro, cuja estimativa, divulgada por meio de pesquisa feita pelo Banco Central, era de que juros seriam mantidos neste encontro. Trata-se da primeira queda desde julho de 2009. O Copom vinha subindo os juros desde janeiro deste ano.

O corte nos juros vem após o governo anunciar uma contenção extra de R$ 10 bilhões em gastos públicos em 2011, recursos que foram direcionados para o chamado “superávit primário”, a economia feita para pagar juros da dívida pública, com o objetivo justamente de possibilitar a queda dos juros. Também acontece em meio a um cenário de desaceleração da economia, o que tende a impactar para baixo a inflação.

Em 12% ao ano, de acordo com estudo do economista Jason Vieira, da corretora Cruzeiro do Sul, em parceria com Thiago Davino, analista de mercado da Weisul Agrícola, a taxa real de juros (após o abatimento da inflação) do Brasil ficou em cerca de 6,3% ao ano, mais do que o dobro do segundo colocado (Hungria, com 2,8% ao ano). A taxa média de juros de 40 países pesquisados está negativa em 0,8% ao ano. Juros altos tendem a atrair capitais para a economia brasileira, pressionando para baixo a cotação do dólar.

Com informações do portal G1.com

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor