Convênio pretende fortalecer ecossistema inovador no Brasil
Fortalecer o ecossistema inovador brasileiro é o grande objetivo de uma parceria firmada entre Sebrae, Microsoft, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A ideia é estimular o desenvolvimento de empresas iniciantes de base tecnológica (startups digitais) e empresas de alto potencial de crescimento (scale-ups).
O convênio de cooperação geral assinado pelas instituições valerá por dois anos e, de acordo com o Sebrae, terá o propósito de identificar sinergias, convergências de atuação, compartilhar conteúdos e desenvolver propostas conjuntas ao aprimoramento de políticas de inovação e públicas em prol da consolidação desse segmento empresarial no país.
Juntas, as instituições se propuseram a promover a integração dos empreendedores iniciantes e das empresas inovadoras nas cadeias de grandes empreendimentos, elaborar estudos e eventos que contribuam para estimular a geração de modelos de negócios de potencial inovador ou que promovam a internacionalização das startups e scale-ups e promover o intercâmbio de informações no que diz respeito à promoção de cultura e práticas para acesso a recursos de capital de risco.
A Microsoft, por meio do acordo com o Sebrae, vai oferecer acesso gratuito a tecnologias com o programa Bizspark, que ajuda as startups a consolidarem as suas estruturas de TI, de modo que ganhem produtividade. Além disso, colocará à disposição do Sebrae e da CNI outras iniciativas de fomento ao empreendedorismo.
A parceria surge para encarar o desafio que é fazer com que ideias inovadoras se tornem empresas de fato. “Queremos disseminar a cultura empreendedora e dar o suporte necessário para que bons projetos possam prosperar. Nossa expectativa com a parceria é ver nascer empreendimentos inovadores que desenvolvam soluções que enderecem problemas reais e que ganhem escala rapidamente”, afirma o COO da Microsoft Participações Franklin Luzes.
Neste ambiente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) aparecem como atores do ecossistema brasileiro de startups.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.