De  acordo com o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), divulgado nesta sexta-feira, 18, pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o indicador de confiança dos empresários da indústria atingiu em março o menor nível desde outubro de 2009, aos 60,5 pontos. O índice varia de zero a cem pontos, sendo que resultados acima de 50 pontos denotam otimismo e, abaixo desse patamar, pessimismo.

Flávio Castelo Branco, gerente-executivo da unidade de política econômica da CNI, afirma que o indicador vem mostrando ajustes desde o início do ano passado. “Apesar disso, o fato do ICEI se manter em um nível acima de 60 pontos significa que os empresários ainda estão otimistas e que, na expectativa deles, a economia deve se manter crescendo nos próximos seis meses.”

O ICEI teve queda de 1,3 ponto na comparação com o mês de fevereiro, quando atingiu 61,8 pontos. Também ficou 7,2 pontos abaixo do registrado em março de 2010 (67,7 pontos).

De acordo com Castelo Branco, o resultado é reflexo da desaceleração do crescimento da economia. “Esse ajuste vem acompanhando uma gradual ascendência da diminuição do ritmo de crescimento da economia, principalmente relacionado às atividades correntes, cujo desempenho tem sido mais moderado.”

A pesquisa foi realizada entre 28 de fevereiro e 15 de março, com 1.728 empresas, das quais 950 pequenas, 533 médias e 245 grandes.

Com informações da Folha.com.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda