CNI: Atividade industrial cai no início do 3º trimestre
A atividade industrial brasileira medida pela quantidade de horas trabalhadas caiu 1,7% em julho com relação ao mês anterior. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 11, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar do resultado negativo, no acumulado do ano, o setor registou uma expansão de 0,2%. No mesmo período do ano passado esse índice era negativo em 1,7%.
Para a CNI, o resultado demonstra que a indústria ainda não conseguiu retomar um crescimento sustentado, mas a avaliação é de que, pelo menos, os indicadores estão melhores que em 2012. Neste ano, dos sete meses analisados, somente três tiveram números negativos.
Na maioria das perspectivas analisadas o resultado é o mesmo: números negativos, mas superiores ao ano passado. É o caso do faturamento, que caiu 1,5% ante junho, mas subiu 5,2% no acumulado do ano – o melhor desempenho desde 2010. Neste item, 17 dos 21 setores pesquisados tiveram alta.
O emprego cresceu 0,3% em julho e 0,5% no acumulado do ano. Em 2012, neste mesmo período a queda era de 0,5%.
Quanto à massa salarial, ainda que o resultado seja positivo (alta de 0,4% no mês e 1,8% de janeiro a julho), o desempenho foi o pior desde 2009. No ano passado, a massa salarial real dos trabalhadores da indústria subiu 5,9%.
A capacidade instalada (uso do parque fabril), no entanto, caiu com relação a junho. Em julho o nível de uso somou 82,2% ante 82,3% no mês anterior. Dos 21 setores pesquisados pela CNI, houve crescimento no uso do parque fabril, em julho, em 12 deles.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.