Clubes on-line de compras devem ser a febre do Natal
Cada vez mais os clubes on-line de compra coletiva têm caído no gosto popular. De acordo com a e-bit (empresa que realiza pesquisas sobre hábitos e tendências de e-commerce no Brasil), em 2009 havia três clubes de compra no país. Em 2010, o número já passa de 50, de acordo com Alexandre Umberti, diretor de marketing e produtos da e-bit.
Os clubes de compras coletiva enviam a seus membros e-mails diários com ofertas de produtos e serviços com descontos. Os descontos são ativados apenas quando um número mínimo de pessoas adere à oferta. Já os clubes de desconto oferecem produtos com preço baixo, mas não costumam limitar o número de compradores.
No Natal, a tendência é que a febre seja ainda maior. Por isso, especialistas indicam que é preciso calcular os riscos ao realizar esse tipo de compra. É comum, segundo o Procon-SP, faltar mercadoria no estoque e o consumidor não conseguir receber o que comprou ou encomendou no prazo devido ao congestionamento logístico, seja dos Correios ou de empresas de entregas.
Como nas lojas convencionais, a pesquisa de preços e a compra com antecedência são indicadas e podem evitar contragostos, como receber ou dar o presente de Natal depois da comemoração da data ou só em 2011.
Segundo o Procon-SP, o consumidor deve dar preferência às empresas que tenham endereço físico e telefone para contato em evidência no site. “É preciso sempre desconfiar. As indicações de pessoas que já utilizaram os serviços para compras são ótimas referências, avalia Marcos Diegues, assessor técnico da instituição.
Para se tornar sócio, basta fazer um cadastro simples para poder receber via e-mail as ofertas. De acordo com a estimativa da e-bit, até o fim deste ano 23 milhões de pessoas no país terão feito pelo menos uma compra online. Já dados do Ibope Nielsen apontam que aproximadamente 20% dos internautas do país realizaram alguma ação em um site de compras coletivas em 2010.
Com informações da Folha.com.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.