Classe C estimula o turismo no final de 2010
Diversos segmentos do turismos estão otimistas no final deste ano por causa da elevação de renda da classe C. De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restauantes (Abrasel) a previsão é de um crescimento de 10% na receita de 2010 e de 12% para as festas de fim de ano, na comparação com o mesmo período de 2009.
“As pessoas estão muito otimistas e gastando com menos medo. Até as gorjetas aumentaram”, afirma Paulo Solmucci, presidente da associação. Paulo salienta ainda que essa previsão de aumento supera, inclusive, a projeção de crescimento do PIB em 2010 – em torno de 7%. Isso pode ser explicado, segundo ele, pelo fato do setor historicamente crescer em níveis maiores que o da economia, assim como apresenta queda superior em tempos de crise.
Solmucci destaca ainda a chegada do consumidor da classe C, que “gasta com menos frequência, mas gasta” e faz a diferença pela quantidade.
Para Enrico Fermi, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), o aumento do turismo interno é puxado pela classe C. “Estamos crescendo com a classe C, que ainda não conhece o país e está viajando pela primeira vez.”
Como os brasileiros não têm o hábito de viajar no Natal, a ocupação fica em torno de metade dos leitos. Já no Ano-Novo chega a 90% em cidades litorâneas do Nordeste e no Rio de Janeiro, enquanto “São Paulo esvazia”, já que a movimentação é mais concentrada no turismo de negócios.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) prevê um aumento de 20% na venda de pacotes dentro do Brasil e de 15% para o exterior, considerando todo o ano. Entre as cidades fora do país, Miami, Orlando e Nova York, nos Estados Unidos, e Buenos Aires, na Argentina, ainda têm a preferência.
A classe C começa a elevar a participação nas vendas de pacotes nas agências de viagem, mas ainda concentra os passeios para a casa de familiares, avalia Leonel Rossi, diretor da Abav. “Mas é uma classe ascendente, que começa a gastar mais dinheiro em turismo.”
Com informações da Folha.com
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.