Cinco maiores bancos do Brasil criam empresa de análise de crédito
Maiores bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú assinaram os documentos e oficializaram a parceria que criará a Gestora de Inteligência de Crédito. A empresa, que deve entrar em operação em 2019, chega no mercado de birô de crédito ― companhias responsáveis gerenciar informações de consumidores e fazer análise de crédito ― para concorrer com Serasa Experian, Boa Vista e SPC Brasil.
A nova companhia terá controle compartilhado e será responsável por reunir informações cadastrais e creditícias de pessoas físicas e jurídicas, o que possibilitará, segundo o governo, que controla a Caixa, o aperfeiçoamento da concessão de créditos a clientes.
O capital social da gestora será compartilhado de forma igualitária pelas cinco instituições: cada uma será responsável pela fatia de 20% do total.
“O Conselho de Administração da Companhia será composto por membros indicados pelas partes, e a sua diretoria terá dedicação exclusiva ao negócio, preservando a gestão independentemente da empresa”, informa o texto do comunicado enviado pela Caixa.
As informações que a companhia vai reunir sobre pessoas físicas e jurídicas têm o objetivo, segundo o informe, de “agregar, conciliar e tratar informações cadastrais e creditícias nos termos das normas aplicáveis”. O resultado, segundo a instituição, é aperfeiçoar processos de concessão, precificação e direcionamento de linhas de crédito, o que gera melhoria no ambiente de crédito no País a médio e longo prazo.
“A constituição da companhia reafirma nossa confiança no futuro do Brasil e do mercado de crédito, criando condições para um mercado mais sólido e sustentável”, informou a Caixa.
A expectativa dos bancos é entrar em um mercado que fatura algo em torno de R$ 3 bilhões por ano e que, segundo estimativas, pode dobrar nos próximos anos.
A criação da nova empresa foi aprovada, por maioria dos conselheiros, em novembro de 2016 pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Com informações do Correio Braziliense
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.