Brinquedos importados terão imposto maior até final de 2014. Objetivo é fortalecer indústria nacional.

O imposto de importação incidente sobre brinquedos, como triciclos e bonecos, foi prorrogado até o fim de 2014, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDCI). A decisão foi tomada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) para beneficiar fabricantes nacionais prejudicados com a concorrência chinesa.

O tributo maior, que começou a valer no fim de 2010, terminaria no fim deste ano. A alíquota anterior era de 20%. Outros brinquedos atingidos pela medida são os patinetes, carros de pedais, carrinhos para bonecos, trens elétricos, quebra-cabeças e instrumentos e aparelhos musicais.

Também terão imposto sobre importação diferenciado os produtos pertencentes ao setor lácteo e o pêssego.

No primeiro caso, entre os onze derivados do leite com tributação maior estão o leite integral, leite parcialmente desnatado, soro de leite e queijo mussarela, sobre os quais incidirá uma alíquota de 28% até o final de 2014.

Para os pêssegos, a alíquota temporária da Tarifa Externa Comum (TEC), de 35%, foi prorrogada também até o final de 2014. Além da fruta, a polpa de pêssego também irá permanecer com tributação maior. O pêssego em calda ou em conserva permanece com alíquota de importação de 55%.

De acordo com o governo, “a decisão da Camex tem o objetivo de fortalecer os setores produtivos domésticos envolvidos, contribuir para a integração produtiva, bem como estimular a agropecuária familiar”, informou em nota.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda