Brasil vai realizar transmissão pioneira de tecnologia 5G
Na próxima quinta-feira (31), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai realizar no Brasil as primeiras transmissões de tecnologia nacional de 5ª geração para comunicação móvel.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com a intenção de usar o 5G em conexões de banda larga em regiões remotas do país, onde a densidade populacional é reduzida.
Para viabilizar as transmissões, a empresa desenvolveu transceptor exclusivo, o qual deve permitir a ampliação do raio de cobertura de redes móveis para 50 quilômetros.
Cooperação para desenvolver o 5G
Em junho, o país firmou um acordo com a União Europeia, os Estados Unidos, a Coreia do Sul, o Japão e a China. O Brasil tornou-se, assim, o sexto país a participar das tomadas de decisão sobre o funcionamento da tecnologia 5G no mundo, desde a pesquisa até a padronização e a implementação da plataforma.
Cada nação do grupo, além da União Europeia, possui uma associação para discutir o desenvolvimento e promover o 5G. Essas associações fazem acordos multilaterais para desenvolver a tecnologia, com ações como chamadas de pesquisas conjuntas, fóruns de padronização e eventos anuais para compartilhamento de informações.
A participação do Brasil é uma consequência de ações anteriores para o desenvolvimento da tecnologia 5G no País. O governo brasileiro já havia assinado acordos de cooperação com a União Europeia e a Coreia do Sul para trocar experiências e informações sobre a tecnologia.
Além disso, em fevereiro deste ano, formalizou a criação do Projeto 5G Brasil para fomentar a construção do ecossistema de telefonia móvel de quinta geração no país.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.