Brasil perde o posto de 6ª maior economia mundial
O Brasil foi ultrapassado pelo Reino Unido e caiu da sexta para a sétima posição entre as maiores economias do planeta. De acordo com a Economist Intelligence Unit (EIU), responsável pelo levantamento, o principal fator que culminou neste resultado foi a desvalorização do real frente ao dólar. Somado ao fraco desempenho do PIB, o país só voltará a ocupar a posição britânica em 2016.
“Segundo nossas estimativas, o país vai continuar crescendo mais do que o Reino Unido ao longo desses anos, mas, levando em conta a evolução da taxa de câmbio projetada para o período, o Brasil só voltará a ser sexto em 2016”, explicou o economista da EIU responsável pela América Latina, Robert Wood.
A EIU considera no levantamento apenas o resultado da soma das riquezas produzidas convertido em dólar. Por este motivo o Brasil perdeu o posto: até sexta-feira, dia 14, o dólar ganhava quase 12% ante o real, enquanto a libra esterlina acumulava valorização de 4% em comparação à moeda americana.
Ainda que tenha perdido a sexta colocação, o Brasil cresceu 0,7% até setembro deste ano, enquanto a economia britânica permaneceu estagnada. Apesar disso, o PIB nominal em dólar é apenas uma das métricas usadas para medir o tamanho e o dinamismo de uma economia, como o PIB per capita (em que o Brasil ocupa a 75ª posição) e o ranking de qualidade da educação, onde o país figura em 88º colocado.
A EIU, que realiza a pesquisa para definir as potências econômicas mundiais, é braço de análise da revista britânica Economist, que sugeriu recentemente que Dilma demitisse o ministro Guido Mantega para que o Brasil voltasse e expressar confiança internacional.
Com informações do Estado de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.