Brasil melhora em índices de transparência orçamentária
O Brasil foi o sexto colocado no ranking das nações mais transparentes em relação ao Orçamento, de acordo com um estudo feito pela ONG International Budget Partnership (IBP) em parceria com o Instituto de Estudos Socieoconômicos (Inesc). O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, Noruega, África do Sul, Suécia e Nova Zelândia.
O levantamento, feito em 102 países, foi divulgado nesta quarta-feira, 9, no site do da IBP. Em comparação com a pesquisa anterior, feita em 2013, o país progrediu na transparência orçamentária, galgando seis posições. Na pontuação deste indicador, o Brasil passou de 73 pontos para 77 no relatório mais recente.
Foi também um dos quatro únicos países a ter nota satisfatória em todos os aspectos analisados, conquistando 71 em participação social, 75 em fiscalização por auditorias e 80 em fiscalização por legislatura. Os outros três países foram a Noruega, os EUA e a África do Sul.
De acordo com o representante do Inesc, responsável pelos dados no Brasil, o que mais auxiliou na melhora dos quesitos pesquisados foi o progresso na elaboração do Relatório de Cumprimento de Metas do Tesouro, elaborado pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento e outros órgãos, como parte das políticas de transparência do governo Federal.
Na divulgação, o IBP destacou a importância da transparência para o combate à desigualdade e à discriminação institucionalizada. O documento é elaborado desde 2006 e avalia a evolução da clareza e da imparcialidade das informações dos governos para com a população, além de investigar a abrangência e a utilidade dos documentos disponibilizados.
Com informações da Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.