Os governos brasileiro e chinês divulgaram nesta quinta-feira (15) um “Plano de Ação Conjunta” que prevê, entre outras medidas, o aprofundamento das relações bilaterais entre os dois países. O documento foi divulgado durante reunião dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), que aconteceu em Brasília durante esta quinta-feira.

Em comunicado conjunto, os governos reconheceram que as duas economias se complementam significativamente, e que os dois países têm potencial para cooperar em investimentos e comércio, bem como para resolver disputas comerciais de forma amistosa. O documento também informa que Brasil e China estão prontos para intensificar a coordenação e a cooperação no âmbito da Organização Mundial de Comércio e, em particular, do G20, com interesse especial em agricultura.

Os países conduzirão ainda “diálogos aprofundados” sobre alguns temas internacionais de importância. São eles Organização das Nações Unidas e do Conselho de Segurança; governança econômica global e reforma das instituições econômicas/financeiras internacionais; crise financeira internacional; negociações da Rodada de Doha da OMC; mudança de clima e proteção ambiental; segurança alimentar; segurança energética; Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas; financiamento para desenvolvimento; controle de armas, desarmamento, não-proliferação; e conflitos regionais.

Com informações do G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda