O valor movimentado pela edição de 2015 do Black Friday foi de R$ 1,5 bilhão, segundo dados da ClearSale. O montante é 76% maior do que em 2014, quando as vendas somaram R$ 872 milhões. O ticket médio foi de R$ 492, o que representa um aumento de R$76 em relação ao ano anterior.

As categorias que mais venderam produtos nessa edição do Black Friday foram as de eletrodomésticos (R$ 370,85 milhões), celulares (R$ 327,89 milhões) e eletrônicos (R$ 240,15 milhões).

Entre as regiões que mais registraram vendas, o sudeste ficou em primeiro lugar, com 63%. Depois vem o nordeste (14%), sul (13%), centro-oeste (6%) e norte (2%). As cidades que representaram maior faturamento foram São Paulo e Rio de Janeiro, seguidas por Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.

De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, desde o início do Black Friday no Brasil, essa foi a primeira edição em que foi constatada uma queda no número de reclamações. Em 2014 foram mais de 12 mil, e nesse ano, 4.400 denúncias de problemas variados, como propaganda enganosa, divergência de preço, e problemas para finalizar a compra. A categoria de informática liderou a lista de reclamações, com 524 queixas.

Com informações da organização e da Folha de São Paulo.

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