Os maiores bancos do país vêm aumentando suas despesas com provisão contra calotes nos últimos meses. A medida está sendo tomada como segurança diante de um possível risco de aumento na inadimplência do consumidor brasileiro. Em maio, a taxa de inadimplência no país atingiu o recorde histórico de 6%, segundo dados do Banco Central.

Entre as instituições que já anunciaram seus balanços financeiros do segundo trimestre deste ano, o aumento dessas reservas chega a 40%.

Segundo o economista da Global Financial Advisor, Miguel Daoud, o processo de inflação contribui para a inadimplência, já que isso pode aumentar o endividamento da família brasileira. “Esse aumento do provisionamento [dos bancos] é natural”, diz.

Mas os próximos resultados são animadores. O economista-chefe da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acefi), Nicola Tingas, acredita que a inadimplência tende a recuar. Apesar disso, Tingas alerta que a oferta de crédito deverá continuar seletiva, permitindo que os consumidores tomem crédito com mais consciência, poupando mais e comprometendo menos a renda.

A provisão de crédito dos bancos públicos e privados chegou a R$ 123,656 bilhões em julho, de acordo com informações do Banco Central.

Com informações do Portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor