Banco Central registra aumento das operações de crédito em todas as regiões do país
O Banco Central registrou aumento das operações de crédito em todas as regiões brasileiras no período de dezembro de 2008 a fevereiro deste ano, em relação ao trimestre anterior. No entanto, o ritmo de crescimento foi menor. Os dados foram divulgados hoje (7) no Boletim Regional da instituição.
De acordo com o levantamento, na Região Sudeste, por exemplo, as operações de crédito em fevereiro tiveram um aumento de 1,7% em relação ao trimestre encerrado em novembro do ano passado, totalizando R$ 621 bilhões. Nos 12 meses fechados em fevereiro, o crescimento foi de 30,4%.
Na Região Sul, o aumento foi de 1,4% em relação a novembro de 2008 e de 29,6% em relação a fevereiro do ano passado. Na Região Nordeste, os aumentos foram de 2,5% e 33,7%, respectivamente. O Norte teve aumentos de 1,1% e 29,3% e o Centro-Oeste, de 3% e 26,8%.
Segundo o boletim, o mês mais crítico para a economia brasileira foi dezembro de 2008, no auge da atual crise internacional, enquanto os primeiros meses deste ano apresentaram desempenho positivo para a maior parte das regiões brasileiras, tanto na indústria quanto no comércio.
O diretor de Política Econômica do Banco Central, Mário Mesquita, disse que os indicadores apontam para uma recuperação gradual da economia brasileira. Apesar disso, ele não crê que o país consiga, nos próximos trimestres, aos níveis de crescimento que apresentou antes da crise financeira.
“Vale lembrar que o pré-crise da economia brasileira era um crescimento muito intenso da demanda. A contribuição da demanda doméstica para o crescimento era bastante forte. Não necessariamente, a gente deve ver aquela trajetória, como uma trajetória sustentável. Existiam vários elementos naquela época, que causavam preocupação. Não sei se é altamente provável que a gente volte para aquele ritmo de atividade, nem se seria totalmente adequado na atual conjuntura da economia mundial”, afirmou.
Agência Brasil / Vitor Abdala
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.