Aviação doméstica brasileira registra queda de 5,7% em outubro
A aviação doméstica brasileira não passou por um bom momento em outubro. Com a recessão econômica pela qual passa o país, a demanda por transporte aéreo dentro do Brasil recuou 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado, o pior desempenho para outubro desde 2012. A informação é da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear).
O percentual de queda da demanda foi maior que o da diminuição de assentos ofertados pelas empresas, que registrou queda de 3,9%. Isso levou a uma piora de 1,6% do fator de aproveitamento, fechando o índice do mês em 79,30%. O total de passageiros transportados em outubro caiu 2,4% na mesma base de comparação, somando 8,1 milhões de viagens.
No acumulado dos dez meses de 2015, a oferta doméstica ainda registra uma expansão de 1,7%. Enquanto isso, a demanda cresce 2,4%. Boa parte desse avanço aconteceu no 1º trimestre do ano em razão de vendas feitas ainda em 2014, quando o ambiente de consumo ainda não estava tão degradado.
O fator de aproveitamento tem leve melhora de 0,5 ponto percentual, situando-se em 80,15%. Até outubro somam 79,1 milhões os passageiros transportados nos voos domésticos, cifra 1,6% superior em relação ao mesmo período de 2014.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.