O aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados começa a valer nesta sexta-feira, 16, após o prazo de 90 dias determinado pelo Supremo Tribunal Federal para que a tributação fosse validada.  A medida não se aplica a veículos produzidos na Argentina, Uruguai e México.

A maioria das montadoras de carros importados pretende manter os preços até o fim do ano. Como o imposto é cobrado quando os veículos entram no país, os produtos em estoque não custaram mais caro e o reajuste deve começar a ser repassado ao consumidor em 2012.

O decreto do governo diz que carros fabricados no Brasil ficam fora do aumento do IPI desde que algumas regras sejam seguidas, como ter 65% de peças nacionais. Em outubro, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) informou que 15 fabricantes haviam entregado a documentação exigida para não ter o IPI elevado.

Nessa quarta-feira, 14, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que pode haver redução do IPI para veículos produzidos no Brasil a partir de 2013. O governo também estaria negociando flexibilizar regras para montadoras interessadas em se instalar no Brasil, devido à dificuldade de iniciar as operações já com 65% de nacionalização. Chery e JAC Motors construirão fábricas no país. A BMW também estuda produzir veículos aqui. No caso da JAC, por exemplo, a previsão é de iniciar as atividades na Bahia com 20% de nacionalização.

Com informações do portal G1.com

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