A arrecadação federal apresentou o menor índice em setembro com o valor de R$ 95,23 bilhões, segundo informações da Receita Federal. O resultado mostra um recuo de 4,12% em relação ao mesmo período do ao passado e corresponde ao pior valor registrado no mesmo mês dos últimos cinco anos.

De janeiro a setembro, a arrecadação somou R$ 901,05 bilhões, o que representa uma queda real de 3,72% quando comparado aos nove primeiros meses de 2014. Esse valor está diretamente relacionado à redução da atividade econômica e a um cenário de incerteza no mercado.

Outros fatores responsáveis foram a desonerações e redução de tributos que ocorreram nos anos anteriores. Essas modificações tributárias foram realizadas para incentivar a atividade econômica, mas resultaram na diminuição significativa da arrecadação.

De acordo com o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, Claudemir Malaquias, esse quadro irá mudar apenas quando houver um equilíbrio nas contas públicas. Isso porque haverá um aumento da atividade econômica e a consequente melhora na entrada de novas receitas.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor