Após reunião com setor elétrico, governo reitera que não há crise energética
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) garantiu que não há risco de racionamento de energia no Brasil e que está garantido o desconto de 20%, em média, nas tarifas de luz para este ano, conforme prometido pelo governo. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 9, após a reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
De acordo com o ministro, o estoque de energia no país é de cerca de 121 mil megawatts, bem superior aos 70 mil MW de reservas em 2001, quando ocorreu o último racionamento. “Ficou a tranquilidade reiterada de que o país possui o estoque de energia firme, seguro e em condições de atender a todas as nossas necessidades”, disse Lobão.
Apesar disso, o diretor do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou que pode haver aumento no preço da energia elétrica em 2014, entre 2% e 3%, por causa da ativação das usinas térmicas, que produzem energia mais cara.
Lobão apontou ainda que está chovendo “por toda parte do Brasil”, “portanto nossos reservatórios, que estão com alguma dificuldade hoje, a tendência é melhorar daqui pra frente”, amenizou.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.