O crescimento da economia em 2008 deverá ser de 5,23%, mesmo patamar previsto há uma semana pelos analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Há quatro semanas, no entanto, a previsão era de que o Produto Interno Bruto – PIB, (a soma de todas as riquezas produzidas durante o ano no país) fecharia 2008 com 5,2% de expansão.

Para 2009, a previsão de crescimento caiu para 3%. Na semana passada, havia sido de 3,1% e, há quatro semanas, de 3,5%. Os dados constam do boletim Focus, publicação semanal do Banco Central baseada em pesquisa realizada com analistas do mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos.

A produção industrial deve crescer 5,5% neste ano, previsão que vem se repetindo há quatro semanas. Para 2009, a previsão dos analistas é de que será de 3%.

A taxa de juros anual (Selic)deve permanecer em 13,75% até o final do ano. Há uma semana os analistas de mercado estimavam que a Selic fecharia o ano em 14,25% e há quatro semanas, em 14,75%. As principais instituições financeiras consultadas pelo Banco Central prevêem que a taxa de juros feche 2009 em 13,38%, enquanto nas últimas semanas a previsão era de uma Selic de 13,5% ao longo de 2009.

Lourenço Canuto – Repórter da Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor