América Latina tem o pior clima econômico desde 2009
O indicador do clima econômico da América Latina (ICE), avaliado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Instituto alemão Ifo, teve queda de 90 para 84 pontos entre abril e julho: é o menor nível em cinco anos, e isso não tem nada a ver com o humor da economia mundial. O problema mesmo está na região.
De acordo com o estudo, somente a Colômbia e a Bolívia registraram melhora nas avaliações sobre a situação atual. Brasil e Argentina tiveram piora em todos os indicadores. A previsão é que o cenário continue negativo para os países latinos até o final do ano.
Esse resultado para o indicador foi influenciado especialmente pelo Índice da Situação Atual (ISA), que caiu de 82 para 72 pontos: o menor nível desde outubro de 2009. O Índice de Expectativas (IE), que integra o cálculo do ICE, passou de 98 para 96 pontos.
Por outro lado, no mundo, houve avanço de 3% no índice de clima econômico global, principalmente por causa das melhores avaliações de desempenho dos Estados Unidos e Ásia.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.