Adiantamento de 13º para aposentados não será mais parcelado
O governo Federal anunciou que o adiantamento da metade do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS será pago integralmente e não mais em duas parcelas de 25% como foi proposto pela Fazenda na última sexta-feira. A equipe econômica, que propôs a divisão, alegava falta de verba, mas o ministro da Previdência, Carlos Gabas, já era contra a ideia.
A oposição à ideia, da presidente Dilma Rousseff, foi anunciada em nota divulgada pelo Palácio do Planalto na noite de segunda-feira, 24. A ideia também foi criticada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), Carlos Ortis. Segundo ele, o sindicato é contra o parcelamento. “A antecipação já é a metade. O benefício do aposentado e pensionista não é crediário. O aposentado conta com esse dinheiro”, avaliou.
O pagamento antecipado do benefício para aposentados e pensionistas entre o final de agosto e o início de setembro existe desde 2006, quando foi firmado um acordo entre entidades que representam aposentados e o governo do então presidente Lula. Neste ano, os 50% serão creditados a partir do dia 24 do próximo mês e o restante conforme a rotina tradicional, na folha de novembro.
Com informações do portal G1 e da Folha de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.