596 mil pessoas caíram na malha fina em 2011
Segundo a Receita Federal, 569 mil contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda de 2011 retidas na malha fina. Cinquenta e seis por cento desses contribuintes (320 mil pessoas) omitiram rendimentos e 14% (79 mil pessoas) foram retidas em malha por conta de irregularidades na prestação de contas com despesas médicas.
O volume de declarações retidas em malha neste ano representa uma queda em relação ao ano de 2010, quando foram registradas 700 mil retenções em malha. Segundo o Fisco, o motivo da redução está relacionado à disponibilização de ferramentas como a autorregularização para os contribuintes.
Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros e as eventuais restituições são pagas, nos chamados lotes residuais do IR, somente após a questão ter sido resolvida.
Nesta quinta-feira, 8, a Receita abre as consultas ao sétimo e último lote do IR de 2011 — a partir das 9h, por meio de seu site —, em que serão contemplados 86.979 contribuintes. As restituições somam R$ 211 milhões e serão pagas em 15 de dezembro. Quem não estiver nesse lote, e também não esteve relacionado nos seis lotes anteriores, divulgados entre junho e novembro de 2011, está automaticamente na malha fina do Leão.
Para sair da malha fina, as pessoas físicas podem fazer a declaração retificadora do IR e enviá-la à Receita Federal. Também podem fazer a retificação online dos dados, na própria página do órgão, ou agendarem um atendimento em uma unidade física do Fisco. Assim que saírem da malha fina, as declarações aparecerão nos lotes residuais.
Com informações do portal G1.com
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.