41% das pessoas que compram por impulso se endividam, diz estudo
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou o que muita gente sente na pele: comprar por impulso pode levar à inadimplência. O estudo aponta que 41% dos brasileiros que são impulsivos na hora da compra estão com as contas atrasadas.
De acordo com o levantamento, todos os consumidores entrevistados cedem às compras por impulso de pelo menos um dos 45 produtos investigados. O que muda é a frequência destas compras: 46,6% dos consumidores possuem um grau médio de impulsividade.
Os dados ainda mostram que 26,5% daqueles que apresentam alto grau de impulsividade disseram que nunca compram produtos dos quais não precisam, nutrindo uma autoimagem que não condiz com a realidade das atitudes.
Dos locais que mais atraem compradores impulsivos, as lojas de rua estão em primeiro lugar, citadas por 34,6% dos entrevistados. Depois vem o shopping center (21,5%), o supermercado (15,2%) e as lojas virtuais (11,6%).
O setor de alimentação é campeão na preferência de quem compra por impulso. Os produtos mais frequentemente adquiridos nessas condições são: pães (42,1%), leite (39,6%), cafés (36,4%), sucos (31,2%) e biscoitos (27,6%). O local mais usual para a compra de itens desse segmento é o supermercado (84,5%).
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