11º Seni discute estratégias para o fortalecimento do comércio exterior brasileiro
A programação da 11ª edição do Seminário de Negócios Internacionais – Seni – foi aberta nesta sexta-feira (22) com as principais perspectivas para o comércio exterior brasileiro. Quem conduziu a discussão foi o Secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Welber Barral.
Durante a palestra, Barral trouxe para o público do Seni quais são os principais indicadores atuais das exportações brasileiras, nos diversos segmentos da economia. Além de dados sobre os índices de exportação para cada produto, o Secretário apresentou os principais destinos das exportações, fazendo uma reflexão sobre a recuperação do Brasil no período pós-crise 2008.Destacou também a grande fatia de mercado que o Brasil pode ocupar caso invista em mais em exportações, identificando os maiores desafios para a economia brasileira. “Mesmo com essa taxa tímida, ainda estamos entre os 20 países que mais exportam no mundo”, ressalta.
De acordo com Barral, o seu ministério, com base nesses dados, vem trabalhando para tornar mais agressiva as ações de comércio exterior. “Sabemos que essas ações precisam representar um esforço coletivo e temos que destacar sempre a relevância do comércio exterior. Devemos mostrar para o governo que o comércio exterior é tão importante quanto o Bolsa Família,por exemplo. Mesmo sendo 10% do PIB não podemos esquecer que essa relação comercial é a forma de inserção do Brasil no mundo”, destaca.
Entre as ações do ministério previstas para estimular as exportações brasileiras, ele destacou a intensificação das missões comerciais e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de instrumentos para a defesa comercial. Barral também salientou que é importante o trabalho para facilitar a internacionalização de empresas e a adesão do Brasil a convenções internacionais relacionadas ao comércio exterior, buscando o aperfeiçoamento de medidas de simplificação de procedimentos de comércio exterior.
As atividades no Seni continuam durante todo o dia. Além da palestra com Welber Barral, os participantes irão acompanhar discussões com diversos articulistas do segmento que participarão de palestras durante toda essa sexta-feira. Paralelamente às palestras, o seminário traz também workshops, despachos executivos e um painel de internacionalização.
Acompanhe aqui a programação do Seni.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.