Produção industrial volta a subir, mas ainda não recupera perdas de 2014
Depois de queda de 1,1% em novembro e 3,2% em dezembro do ano passado, o índice de produção industrial brasileira apresentou sinais de recuperação no primeiro mês de 2015. O nível de janeiro, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 2%.
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) foi divulgada nesta quarta-feira, 4. Contudo, mesmo com a alta registrada em janeiro, o acumulado de 12 meses permanece abaixo do que deveria, com -3,5%. O ano de 2014 foi o pior ano para a produção desde 2010, quando a produção de janeiro teve baixa de 4,8%.
Entre os principais motivos para a baixa produtividade está o acúmulo nos estoques de setores importantes para indústria, como o automotivo, e a falta de confiança que desacelerou os investimentos e decisões de compra. Para manter a estabilidade, as empresas têm buscado adotar medidas como demissões, cortes de turnos, suspensões de contratos ou férias coletivas.
Em 2015, os analistas esperam mais um ano de produtividade baixa na indústria, principalmente relacionando à situação do país, com a freada econômica internacional.
Com informações da Agência Brasil e da Folha de São Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.