PIB fraco da zona do euro no primeiro trimestre decepciona mercado
O crescimento da economia na zona do euro no primeiro trimestre deste ano foi de 0,2% com relação ao trimestre anterior. O resultado, divulgado nesta quinta-feira, 15, pela Eurosat, a agência de estatísticas da União Europeia, veio abaixo das expectativas dos analistas.
Entre os países que compuseram este resultado, a Alemanha teve a melhor expansão, de 0,8% entre janeiro e março ante o trimestre imediatamente anterior. A Espanha cresceu 0,4%.
Por outro lado, a Holanda recuou 1,4%. O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu 0,7% no período. Seguindo a tendência, a Itália encolheu 0,1%. A França, por sua vez, segunda economia do bloco, ficou estável, contrariando as expectativas dos analistas, que esperavam alta de 0,1%.
Além da fraca expansão no início deste ano, a Eurosat revisou o crescimento da região no quarto trimestre do ano passado e constatou que o PIB da zona do euro cresceu menos do que o divulgado anteriormente: de 0,3% passou para 0,2%.
Países desenvolvidos. O desempenho fraco da Europa soma-se ao resultado dos EUA, divulgado há algumas semanas, que também se expandiu abaixo do projetado pelos especialistas no período. Segundo dados do Departamento do Comércio norte-americano, o país cresceu 0,1% no primeiro trimestre de 2014: é o pior resultado para o período desde 2011, quando houve retração de 1,3%.
Na contramão da Europa e dos EUA, o Japão voltou a crescer num ritmo não registrado desde 2011. No trimestre de janeiro a março, o PIB do país asiático subiu 1,5% na comparação com os três meses anteriores.
Com informações do portal G1 e do jornal O Estado de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.