Mantega pede a presidente da Câmara ajuda no corte de gastos
Para conseguir cortar os cerca de R$ 15 bilhões em gastos do governo, o ministro Guido Mantega pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, apoio do Legislativo na contenção de despesas. A decisão de controlar o dinheiro dos cofres públicos foi antecipada por Mantega em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
Na saída do encontro, o presidente da Câmara disse que o ministro pediu por um “severo controle” para auxiliar no equilíbrio fiscal. Em resposta, Alves afirmou que o Legislativo vai “caminhar neste sentido”, embora não tenha relatado os efeitos do corte de gastos nas emendas parlamentares: tudo depende da “motivação” dos deputados, disse Alves. Para ele, deve haver “um diálogo franco, aberto e verdadeiro”. “O Congresso quer ser parceiro dessas preocupações de ajuste fiscal”, completou o deputado.
A conversa com Mantega ocorreu fora da agenda do Ministério da Fazenda, num momento em que Alves mobiliza a Câmara pela votação da PEC do Orçamento Impositivo, que desvincula as verbas parlamentares do Orçamento da União. Desse modo, o Executivo não pode interferir nesse valor, que geralmente é reduzido quando há necessidade de controle de gastos.
A verba parlamentar é usada pelos deputados para obras de interesse local dos legisladores, em benefício da sua base eleitoral.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.