Em conversa com o presidente da Câmara, Mantega pede ajuda para corte de gastos prometido pelo governo. Intenção é reduzir as despesas em R$ 15 bilhões. Foto: Agência Brasil.

Para conseguir cortar os cerca de R$ 15 bilhões em gastos do governo, o ministro Guido Mantega pediu ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, apoio do Legislativo na contenção de despesas. A decisão de controlar o dinheiro dos cofres públicos foi antecipada por Mantega em entrevista ao Bom Dia Brasil, da Rede Globo.

Na saída do encontro, o presidente da Câmara disse que o ministro pediu por um “severo controle” para auxiliar no equilíbrio fiscal. Em resposta, Alves afirmou que o Legislativo vai “caminhar neste sentido”, embora não tenha relatado os efeitos do corte de gastos nas emendas parlamentares: tudo depende da “motivação” dos deputados, disse Alves. Para ele, deve haver “um diálogo franco, aberto e verdadeiro”.  “O Congresso quer ser parceiro dessas preocupações de ajuste fiscal”, completou o deputado.

A conversa com Mantega ocorreu fora da agenda do Ministério da Fazenda, num momento em que Alves mobiliza a Câmara pela votação da PEC do Orçamento Impositivo, que desvincula as verbas parlamentares do Orçamento da União. Desse modo, o Executivo não pode interferir nesse valor, que geralmente é reduzido quando há necessidade de controle de gastos.

A verba parlamentar é usada pelos deputados para obras de interesse local dos legisladores, em benefício da sua base eleitoral.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor