Focus: Inflação e juros maiores e PIB menor, projetam especialistas
No relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo Banco Central (BC), o mercado se mostra, mais uma vez, pessimista quanto ao cenário econômico brasileiro. A pesquisa, realizada com mais de 100 instituições financeiras, mostra expectativa de aumento da inflação e queda do Produto Interno Bruto (PIB).
No Boletim passado, a projeção para o PIB já tinha ficado, pela primeira vez no ano, abaixo de 3% e alcançou 2,98%, na visão dos especialistas. Agora, a estimativa é que 2013 acabe com uma expansão de 2,93%. A previsão do governo está mantida em 3,5%, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que este valor pode recuar, dependendo do resultado do PIB no primeiro trimestre, que será divulgado pelo IBGE na próxima quarta-feira, 29.
Para 2014, a previsão permaneceu em 3,50%.
O mercado ainda acredita que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), vá ficar em 5,81%. No último relatório, projetava-se uma taxa de 5,80%. Para 2014, a previsão ficou inalterada, em 5,80%.
A meta do BC é que a inflação fique em 4,5%. Mas o índice pode variar dois pontos para cima ou para baixo sem que este valor seja formalmente descumprido.
Um dos recursos utilizados pela autoridade monetária para controlar a inflação é a taxa básica de juros, Selic, que, para o mercado, deve subir na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira, 29. De acordo com o boletim Focus, a Selic deve ficar em 7,75%: aumento de 0,25% com relação à taxa atual. Para o final de 2014, a previsão avançou de 8,25% para 8,5%.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.